Sabemos que muitos gestores ou donos de postos de revenda, sentem uma grande dor quanto aos seus prazos. Sejam os prazos de pagamento para o fornecedor, definir um prazo de recebimento de combustível, prazo de recebimento do cliente, e se prende a prazos de contrato.

Neste post, queremos ajudar você a entender do que se tratam todos esses tipos de prazos, e qual é a melhor forma de controlá-los, iniciando a integração de uma gestão de resultados que vai trazer muitos benefícios para o seu negócio, e ainda falar um pouco sobre capital de giro. Aproveite a leitura!

gestão de posto

Qual o primeiro passo para obter controle?

Ter uma gestão organizada que traga uma visão ampla de todo o seu negócio, não é um trabalho simples, ele traz muitos desafios em sua jornada, mas ao mesmo tempo traz diversos benefícios. 

Dessa forma você vai começar a entender o que entra e o que sai e responder a seguinte pergunta: Eu tenho dinheiro para pagar todas as minhas contas? 

Se você espera na porta do seu negócio, chegar o pagamento do cliente, e assim que chega, corre para o banco para pagar as suas dívidas, seu posto encontra-se na fase de “sobrevivência”, ou seja, vive comprando com prazos pequenos e recebendo em prazos enormes.

Na fase da sobrevivência você provavelmente compra combustível dentro de prazos de pequenos de 10 dias, ou menos, e só vai receber o pagamento de seus clientes depois de 30 a 40 dias. 

Como você vai conseguir pagar as suas contas? Recorrendo a empréstimos em bancos, ou outros meios, entrando em um círculo vicioso devendo alguma coisa para alguém, comprometendo seu patrimônio e capital de giro a médio e longo prazo.

Além de ficar dentro desse ciclo vicioso, seu posto não consegue crescer, não consegue atrair novos clientes, sofre com a retenção, e no pior dos casos desanima trazendo seu negócio à falência. 

Mas para resolver esse problema você precisa planejar o seu crescimento, analisar com cuidado a sua situação atual então, analise com cuidado a situação atual do seu posto de combustível: 

  1. Você tem fluxo de caixa? 
  2. Você está analisando o mercado de forma correta (suas oscilações, altas e quedas)? 
  3. Quais as estratégias que está tomando para atrair mais clientes?

Separe todas as informações atuais do seu negócio, quais as suas dívidas fixas, separe dentre essas dívidas, o que pode ser realmente relevante para continuar pagando, e o que deve ser cortado do orçamento. Comece a controlar suas movimentações, todas elas, desde refeições até a compra de itens de limpeza. 

Quando você conseguir organizar todas essas ações, vai estar em uma arrancada para o crescimento, ou seja, vai conseguir definir os processos do posto, delegar e contratar funcionários, e criar estratégias de aprimoramento: novos serviços/produtos.

O momento ideal que o seu posto de combustível vai estar, é quando você percebe que tem uma grande chance de expansão, abrir uma nova rede, ou um ponto de abastecimento. Você vai estar dando ritmo ao seu crescimento, sabendo a hora de pisar no acelerador e de pisar no freio.

Um posto de combustível com uma gestão financeira consolidada, consegue pensar melhor em expandir, e sabe investir o seu dinheiro em boas melhorias, faz ótimas compras de combustível com o fornecedor, e consegue definir estratégias para o futuro. Está praticamente pensando em crescimento o tempo todo.

Capital de giro: como fazer acontecer?

O capital de giro é composto por recursos como dinheiro, crédito, estoques, entre outros, e eles são necessários para bancar a liquidez, ou seja, possibilitar que a sua empresa continue funcionando.

Ele é de extrema importância para garantir a saúde financeira da sua empresa, proporcionando, ainda: oferecer financiamento aos clientes nas vendas a prazo, manter os estoques, pagar os fornecedores, impostos, salários, e demais custos operacionais.

E como você poderá manter o seu capital de giro em um nível satisfatório? Veja as dicas abaixo:

  1. Identifique e corte os gastos irrelevantes;
  2. Tenha disciplina e não use o seu capital de giro para cobrir despesas, só em medidas extremamente necessárias;
  3. Saiba negociar com o fornecedor e clientes, é preciso manter o negócio saudável e operante, e deve ser do interesse de todos os envolvidos - converse com seus fornecedores, procure formas de pagamento que trazem conforto, se possível peça aumento de prazo ou desconto em preço à vista e verifique se o desconto cabe no seu planejamento.
    Com seus clientes tente reduzir ao máximo os prazos de recebimento, apesar de ser difícil devido a concorrência, mas se você se encontrar em uma situação de "sobrevivência", vale a pena tentar.

Você pode recorrer a outros meios como empréstimos para pagar as suas dívidas, mas sem nenhum planejamento você vai cair no círculo vicioso novamente, então, só peça empréstimos se você tem certeza que vai conseguir pagar sem comprometer a saúde da sua gestão financeira.

Como calcular o capital de giro?

Comece pelo planejamento, detalhando os gastos a curto e a longo prazo, e as possíveis entradas de dinheiro, e então realize o cálculo abaixo:

como calcular capital de giro

E aí, como está o capital de giro do seu negócio, está em risco? Lembre-se que se ele acabar, seu posto de combustível pode acabar também, não corra esse risco!

Conte para nós o que você achou do conteúdo, e se fez sentido para você. Se ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato conosco que te ajudamos. Você não está sozinho revendedor!