Você consegue dizer, à pronto, se o preço do diesel hoje é o mesmo de duas semanas atrás?

Provavelmente, se estivéssemos em um diálogo em tempo real, você pediria alguns minutos para procurar essa informação, certamente nos sites das três maiores distribuidoras de combustíveis, ou, simplesmente, diria que não poderia afirmar com certeza, deixando de dar a resposta.

Mas, por que?

A oscilação do preço do diesel é constante e ter acesso às ofertas de fornecedores de diesel em tempo real é impossível (ou pelo menos, era, e mais abaixo nós te diremos o motivo).

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a venda de diesel pelas distribuidoras teve um aumento de 27% em abril de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior, o que representa mais de 5 bilhões de litros vendidos. Um recorde mensal puxado, principalmente, pelo atraso das safras do agronegócio que se concentraram no mês.

Considerando o acumulado dos cinco primeiros meses de 2021, comparados ao mesmo período do ano anterior, a alta na demanda pela compra de diesel nas distribuidoras representou um aumento de 11,5% nas vendas desse combustível.

Já falamos aqui em nosso blog, em outro momento, sobre a diferença entre distribuidoras e TRRs (Transportador Revendedor Retalhista), nesse artigo sobre como funciona a distribuição de combustíveis no Brasil e, diante dos números acima, você talvez esteja se perguntando a respeito da quantidade de distribuidoras existentes no País.

Pois bem… é um grande passo! Ter a visão ampla das possibilidades de fornecedores para a compra desse insumo que pode representar o segundo maior custo da sua empresa, garante que você saiba onde encontrar as melhores oportunidades, com os melhores preços, prazos e qualidade. Ou seja, condições comerciais competitivas.

E, você conhece todas as distribuidoras da sua região?

Atualmente, existem no Brasil, somados, entre distribuidoras e TRRs, 591 fornecedores, sendo 429 TRRs e 162 distribuidoras, autorizadas pela ANP, que possuem juntas, 835 bases ativas de distribuição de combustíveis líquidos, divididas da seguinte maneira entre as regiões: 238 no Sudeste; 262 no Sul; 179 no Centro-Oeste; 80 no Nordeste e 76 no Norte. Por sua vez, as unidades da Federação com maior número de bases são: São Paulo (141), Minas Gerais (61), Paraná (114), Bahia (36), Rio Grande do Sul (100), Santa Catarina (48) e Goiás (38).

Além disso, você costuma checar se, mesmo que autorizadas pela ANP, as distribuidoras nas quais você cota, têm capacidade técnica para atenderem ao mercado, estando de acordo com as responsabilidades fiscais e agindo de forma idônea, sem colocar em risco seu negócio como corresponsável por qualquer ato ilícito que possa cometer?

Então, por que se limitar a ofertas de preços de fornecedores de diesel que não tornem e mantenham seu negócio lucrativo?

Diante da volatilidade do mercado, sabemos que o tempo pode não ser um dos seus melhores aliados, exigindo ações rápidas em outras frentes e departamentos, o que torna o dia a dia de quem comprar diesel, mais burocrático.

Mas, e se, por isso, você estiver perdendo a oportunidade de economizar na compra do diesel?

Lembra daquele ponto mencionado no início, sobre ser possível ter acesso em tempo real a preços competitivos no mercado, não apenas das três maiores distribuidoras?

Então…

Utilizar a tecnologia a favor da produtividade e, consequentemente, da economia, pode ser uma saída mais simples do que você imagina.

Combumarket, plataforma online gratuita de transações de diesel, possibilita uma visão ampla dos preços disponíveis no mercado para a sua região e oferece uma carteira diversificada de fornecedores, rigorosamente verificados por nossa equipe, que garantem a segurança da qualidade e da entrega do combustível. Tudo a poucos cliques, em um só lugar.

Se você tiver dúvidas sobre como escolher um bom fornecedor de óleo diesel, pode conferir um artigo em nosso blog em que falamos sobre isso, clicando aqui.

É hora de desburocratizar e oferecer praticidade e agilidade para o mercado na compra de combustível em escala.