O combustível é o insumo mais importante e um dos maiores custos dentro das empresas de transportes de carga e passageiros, a variação de preço impacta na lucratividade dessas gestões. 

Quando trata-se de postos revendedores o impacto é ainda maior, pois o negócio dos postos é a compra e venda, e nada melhor para aumentar a lucratividade que ter um processo de compra cada vez mais fluido e assertivo.

Acompanhar os dados e saber as margens que seu fornecedor tem é a forma mais assertiva para fazer uma negociação, porém, mesmo sem essa visibilidade é possível você conquistar uma boa negociação.

Neste blog iremos trazer 3 dicas de como negociar combustível com seu fornecedor, sem saber a margem praticada pela distribuidora:

negociação

Garantia de consumo

É importante para a distribuidora ter uma garantia de consumo com seu cliente, visando um escoamento do produto, sabendo o seu consumo médio você pode utilizar essa informação a seu favor na hora de negociar mostrando pro fornecedor que ele terá sempre uma previsibilidade de venda contigo.

Horário de entrega do combustível

Na maioria das operações a entrega da compra é feita dentro do horário comercial (8:00 as 19:00), porém essa frota pode estar ociosa das 4:00 as 8:00 ou mesmo das 19:00 as 3:00, se a sua operação pode absorver o recebimento antes das 8 ou depois das 18 hrs é muito interessante pois gera eficiência logística para distribuidora e você pode usar esse fator a seu favor na negociação.

Volume de combustível consumido

Muitas vezes um empresa que tem por exemplo um consumo médio de 30k litros por semana, costuma fazer 3 pedidos de 10k ao longo da semana, porém se o cliente tem capacidade para fazer esse pedido de uma única vez é mais um fator positivo na hora da negociação, facilitando a entrega desse combustível, já que a distribuidora terá que fazer apenas uma entrega e não 3 ao longo da semana.

Além dessas dicas, temos um ebook completo que traz um checklist de negociação e argumentos para utilizar na hora da tomada de decisão. Deixe de ser refém das distribuidoras e comece a realizar boas compras.

dicas para comprar combustível

A Combudata mapeia todas essas informações e informa a seus clientes, em tempo real, qual o impacto previsto do reajuste e de fato o que foi aplicado em suas compras, trazendo assim, muito mais argumento na hora de negociar e principalmente, baseado em fatos.

Conheça a nossa inteligência entrando em contato com um de nossos consultores!