Se você já teve dificuldades ou quis melhorar a gestão de compra de diesel na sua empresa, com certeza já pensou em trocar o abastecimento externo em postos de revenda por um tanque próprio de abastecimento interno. Mas, antes de se dedicar a fazer uma instalação dessas, vale avaliar se a troca realmente vale a pena.

Vem conferir algumas das principais vantagens de ter um tanque de diesel próprio na sua empresa:

1. Redução de custos

Por mais que a instalação de um tanque próprio exige, inicialmente, um investimento financeiro, ao longo do tempo a economia trazida por ele pode equilibrar as contas.

No caso das empresas que abastecem em postos de terceiros, haverá a redução de custos no deslocamento de veículos e maquinários. Aquelas que têm um tanque em comodato de um fornecedor deixam de ficar restritas somente a ele e de pagar custos relativos à amortização e depreciação do equipamento.

Em ambos os casos, na negociação com diferentes fornecedores e em grandes quantidades é possível criar estratégias para conseguir um preço melhor.

2. Praticidade e rapidez

Quase nem é preciso dizer que ter um tanque de diesel próprio aumenta a eficácia do trabalho pelo tempo poupado no abastecimento, não é mesmo? A vantagem é uma das principais buscadas com esse processo por empresários e gestores.

3. Autonomia em primeiro lugar

Quando a empresa se torna a responsável pelo abastecimento do tanque, a escolha do fornecedor do diesel fica por conta própria. Assim, podem ser testados diferentes fornecedores a cada novo abastecimento.

Mas atenção: é preciso estar atento(a) à quantidade e qualidade do produto que chega até você, garantindo que as especificações estejam de acordo com o que foi acordado e evitando adulterações, por exemplo.

O que é preciso para instalar seu próprio tanque?


Antes de mais nada, é preciso constatar que sua empresa tem o consumo mínimo indicado. A medida, utilizada pelos Transportadores Revendedores Retalhistas (TRRs), geralmente é de 5 mil litros de diesel por mês.Apesar de tanques menores terem o processo de instalação mais fácil, aqueles com menos de 15 mil litros de capacidade podem comprar diesel apenas de TRRs e não de diferentes distribuidoras. 

É preciso verificar se há espaço físico disponível na garagem para instalação do tanque. Para tanques aéreos é preciso seguir regras de distanciamento de edificações e divisa de propriedades e, se tiverem 15 mil litros ou mais, podem precisar de licenciamento ambiental, bem como tanques subterrâneos.

A estrutura de instalação deve incluir uma bacia de contenção que comporte o volume de armazenamento do tanque com espaço extra de 10%. Para possíveis derramamentos, é ideal construir uma pista de recebimento e abastecimento em concreto armado circundada por canaletas ligadas a uma caixa separadora de água e óleo. Além do tanque de armazenamento, o ponto de abastecimento é composto por filtro, bomba com medidor, mangueiras e bico.

Por fim, é preciso verificar os requisitos necessários de acordo com a legislação. 

  • NBR 17505 (refere-se ao armazenamento de líquidos inflamáveis);
  • NBR 15461 (refere-se à construção e instalação de tanque aéreo de aço carbono para líquidos inflamáveis);
  • NBR 5419 (regulamenta descargas atmosféricas);
  • RESOLUÇÃO CONAMA 273 (destinada à preservação do meio ambiente);
  • NR 20 (referente à segurança em trabalhos com inflamáveis);
  • IT 25 CORPO DE BOMBEIRO (referente à segurança contra incêndios).

Para garantia, vale contratar uma empresa especializada que garanta o cumprimento de todas as regras e funcionamento do tanque pós-instalação.

Manutenção: vale a pena?

Imagem - Métricas

Apesar de todas as vantagens de ter um tanque próprio estarem mais do que claras, um ponto ainda pode preocupar quem opta pela solução: a manutenção. Afinal, será que os custos e o trabalho envolvido nessa função valem o esforço? Nesse caso, é preciso se atentar a dois pontos principais: a manutenção da qualidade do combustível e a manutenção dos equipamentos de abastecimento.

Como tanques não são hermeticamente fechados (contam com respiro, boca de visita, bocal de recebimento e dreno), o combustível pode ser contaminado com micropartículas de poeira, areia, água, perdendo sua qualidade. Por isso, o produto armazenado precisa de limpeza constante – com drenagem regular de água e sedimentos e troca periódica de filtros.

Já para evitar a interrupção dos abastecimentos e vazamentos, é importante manter uma rotina de manutenção preventiva dos equipamentos de abastecimento: filtro, bomba, medidor, mangueiras e bico. Dessa forma, o combustível chega puro e garante o melhor funcionamento do maquinário. Para esse serviço, existem diversas empresas especializadas.

Gestão de diesel: como fazer a compra de forma mais fácil?

Seja com tanque próprio ou não, a gestão de combustível pode parecer uma tarefa burocrática ou difícil, mas com a Combudata se torna fácil, transparente e muito ágil! 

Somos uma plataforma de gestão e controle de combustíveis que te ajudará a garantir mais eficiência e economia na sua operação de compra de diesel. 

Com dados precisos e um sistema inteligente, você consegue acompanhar, de forma automatizada, os preços de combustíveis e reajustes de mercado, e como isso impacta nas suas margens de fornecimento. 

Além disso, com nossos dados e tecnologia, você consegue tomar decisões mais assertivas e eficazes para negociar com os melhores fornecedores, criando um cenário lucrativo e competitivo para a sua empresa. Olha só: 

Cansado(a) das tradicionais planilhas? Que tal dar uma chance para nossa plataforma? É só acessar este link e solicitar uma demonstração da Combudata: https://combudata.com/ 

Você também pode se interessar por:

Como fazer o controle de combustível eficiente?

Da Refinaria ao Tanque: Como funciona o reajuste dos combustíveis?

Compra de diesel: entenda porque não cotar apenas com as maiores distribuidoras

Gostou desse conteúdo? Nos diga nas redes sociais: FacebookLinkedIn Instagram para ficar por dentro de mais novidades como essas? Esperamos por você. 

Fontes: POC FiltrosCombuluzUnipetro.