O Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil, além de caminhões e ônibus, o óleo diesel, em virtude de seu excelente desempenho, é usado também em geradores de energia, trens, transporte marítimo, máquinas agrícolas e maquinários diversos. 

A alta procura pelo produto e as constantes atualizações nas normas de emissão de poluentes faz com que o mercado comercialize o Diesel B. O Diesel B é uma mistura do combustível fóssil (diesel A) e o biodiesel, que é um biocombustível. Ou seja:

  • Diesel A: é o diesel puro proveniente do processo de refino do petróleo;
  • Biodiesel: é um biocombustível produzido através da gordura animal ou vegetal;
  • Diesel B: é a mistura de diesel A + biodiesel.

Desde então, da refinaria à compra, o diesel que sua empresa consome hoje possui muitas variáveis que contribuem na formação do preço, a fim de manter a cadeia de suprimento e distribuição que esse insumo percorre por todo o país até chegar no tanque da sua empresa.

Além destes custos, somam-se alguns impostos federais, estaduais e, também, a participação do biodiesel para compor o preço final do Diesel B, também conhecido como “diesel comercial”, que é aquele que a sua empresa utiliza.

As variáveis e seus impactos no preço do Diesel B

O preço final do Diesel B é composto pelo custo do Diesel A, custo do Biodiesel, os impostos federais (CIDE, PIS/PASEP, COFINS), imposto estadual (ICMS), custos e margens de comercialização das distribuidoras e dos revendedores. 

Acompanhar todas essas variáveis é importante para entender a precificação de combustíveis no Brasil e monitorar as alterações de preço e seus respectivos impactos no preço final do diesel B. 

  • Diesel A

A partir do refinamento do petróleo, temos o Diesel A, que é o combustível fóssil propriamente dito, sem a adição do biodiesel. O preço cobrado pela Petrobras geralmente acompanha o câmbio e as referências internacionais de preço do Petróleo, como o Brent Oil e o Heating Oil. Portanto, os reajustes de preços do Diesel A se dão tanto pelos custos de produção nacional, quanto pelas oscilações na produção e movimentação do mercado internacional.

  • Biodiesel

O Biodiesel, chamado também de B100, é um combustível renovável produzido a partir de óleos vegetais ou gorduras animais.  A legislação vigente obriga a adição do biodiesel no diesel A, formando assim o diesel B, com o intuito de reduzir a poluição ambiental. Por ser um combustível mais caro, quanto maior a porcentagem obrigatória de B100 no Diesel B, maior será sua parcela no custo do Diesel B. Hoje, a parcela de biodiesel adicionada ao diesel é de 10%. 

A nível de matéria prima, dois pontos que precisamos levar em consideração são: preços e reajuste do Diesel A, também conhecido como reajuste de refinaria, e preços e reajustes do biodiesel.  

  • Impostos

Falando agora de impostos, temos, o ICMS, o imposto estadual, que é composto pelo preço médio ponderado final (PMPF) e a alíquota incidente para cada estado brasileiro. Nos dias 1 e 16 de cada mês, ou seja, pelo menos duas vezes no mês, o preço do combustível pode sofrer alterações devido às atualizações dos impostos. Aqui temos um ponto de atenção! Geralmente, a alíquota do ICMS não se altera, já o PMPF, que é o preço médio das bombas de uma determinada região, é o responsável pelas alterações.

  • Importação do petróleo

Outro fator importante que impacta no valor dos combustíveis são as importações, levando em consideração que para atender a demanda por diesel, é preciso importar. Devido a isso o preço do barril do petróleo e a cotação do dólar são os dois principais itens que fazem os valores oscilarem. Quando sobe o preço lá fora, sobre aqui no Brasil também.

Viu só?! São muitas variáveis que contribuem na formação do preço do diesel. Ao entender a estruturação dos preços e acompanhar a dinâmica do mercado, fica mais fácil se preparar para os reajustes e garantir economia nos custos.

Monitore o reajuste dos preços de combustíveis

Para estar sempre ciente dos impactos que os reajustes de cada variável tem nos preços de mercado, você precisa monitorar tudo o que acontece, e isso não é tarefa fácil, devido à tamanha volatilidade do segmento.

Então como fazer isso? É nesse momento que você pode contar com a ajuda da tecnologia, já existe uma plataforma que monitora tudo que acontece no mercado diariamente, mostrando qual foi o impacto de cada mudança no preço que você paga pelo seu combustível. Assim você pode se assegurar de que o valor repassado pela sua distribuidora é o mais justo para o momento.

Além disso, essa plataforma de gestão de compras de combustíveis da Combudata, ainda dá previsões de alta ou baixa nos preços, com base no monitoramento das cotações das variáveis citadas neste texto: Brent, Heating Oil, ICMS/PMPF, Biodiesel e Refinaria. Essas previsões são enviadas diariamente através do RDM - Relatório diário de Mercado.

Aqui tem uma amostra 100% grátis do RDM - Relatório Diário de Mercado, confira!!

Você vai gostar também:
Como é feita a composição dos preços de combustíveis?
Como reduzir custos de uma transportadora?
Como funciona a distribuição de combustíveis no Brasil?

Este artigo foi útil para você? Comente aqui!

Inscreva-se na newsletter para receber em primeira mão, todos os conteúdos mais relevantes sobre o mercado de combustíveis!