No campo, o fator tempo é um grande desafio para o agricultor, tanto na colheita quanto na distribuição do alimento. Por isso, as máquinas são as ferramentas suficientes para as diferentes operações e cumprir todo o calendário de modo ágil.  

Por exemplo, uma lavoura de café de 50 hectares que poderia levar dois meses com uma colheita manual, no modelo mecanizado pode ser feita em apenas duas semanas.  

No entanto, para fazer funcionar todos os veículos pesados que um agronegócio precisa para produzir e entregar os alimentos com qualidade o diesel é o combustível essencial para toda a logística de propriedade rural. 

Diesel é o principal componente do frete e custo do agronegócio

O combustível é usado de diversas formas dentro da operação agrícola, como em tratores, semeadoras, pulverizadores, colheitadeiras, sendo o principal componente de custo nas lavouras e do frete para o escoamento da safra.  

Para você ter uma ideia da importância do diesel neste segmento, em uma viagem de 1 mil km no transporte de grãos, por exemplo, o gasto com o combustível chega a representar de 40% a 50% da operação.  

Além do investimento normal no funcionamento e no transporte de veículos pesados, a escalada de aumento de preços do combustível e alta demanda para o escoamento da safra têm contribuído para o aumento dos custos de produção nas lavouras do Brasil afora. 

Por isso, esses números impressionantes do diesel no agro e a oscilação do seu preço exigem a atenção redobrada do agricultor na gestão de controle de compra e de estoque de combustível.    

Por mais que o gasto com o diesel seja necessário e permanente para a produção agrícola acontecer, cada compra de estoque deve ser analisada, as notas fiscais devem ser organizadas, para assim ter dados precisos, confiáveis e sempre atualizados para saber os melhores fornecedores e melhores dias para negociar o melhor preço de compra.  

A falta de controle inteligente de compra de diesel pode afetar a competitividade da cadeia do agronegócio como um todo, começando pelos produtores rurais e transportadores. Tudo isso tem um potencial reflexo nos preços dos alimentos para os consumidores finais, além de impactar na inflação. 

Precisamos pontuar que há uma forte tendência de mudança do uso do diesel para o biodiesel, que são combustíveis derivados de fontes renováveis. Estes podem ser biodegradáveis e obtidos a partir de diferentes processos.  

O Brasil é um imenso potencial de produção de biocombustíveis, uma vez que tem condições favoráveis para diversas culturas das quais é possível se obter bioetanol e biodiesel. Estas são as principais formas de biocombustível pesquisadas e desenvolvidas no mundo. 

No entanto, é preciso que haja uma adaptação progressiva para que o mercado e a indústria tenham capacidade de se adequar a esse novos combustíveis, evitando um problemas no avanço tecnológico no setor.  

Enquanto a transição acontece aos poucos, o produtor precisa ficar atento à toda operação que precisa do diesel para funcionar. 

Leia também
O que é o RenovaBio e como isso interfere no mercado de combustíveis

Por isso, é importante conhecer os principais consumos de diesel na sua fazenda e conhecer os passos para evitar e controlar cada um deles, garantindo mais performance e economia para o seu negócio. Confira a seguir:

Os principais vilões do consumo de diesel no agronegócio

O gerenciamento das máquinas agrícolas e o controle do diesel consumido são, com certeza, alguns dos principais pontos a serem monitorados. Por envolver altos valores, eles podem influenciar diretamente no sucesso ou no prejuízo das operações da sua propriedade. 

Para muitos gestores rurais, os custos operacionais relacionados ao consumo de combustível, geralmente, chegam a representar cerca de 30% do custo total do maquinário. 

Muitos fatores estão ligados a esse gasto com óleo diesel, como desde o estado de conservação da máquina até o preço do combustível. E uma das principais preocupações é a identificação dos vilões do consumo de diesel de máquinas agrícolas.

Por essa razão, o empreendedor do setor de agronegócio deve estar atento e fazer a gestão de uma série de aspectos que influenciam indiretamente os negócios.

Confira a seguir os elementos essenciais relacionados aos custos e controle do diesel nas lavouras brasileiras:   

1. Monitore e mantenha a manutenção das máquinas agrícolas em dia

Para fazer funcionar uma estrutura que garanta uma produção lucrativa em um empreendimento agrícola, são necessários elevados investimentos em equipamentos. Porém, não se trata apenas de investir em máquinas de última geração, mas também é necessário garantir que elas se mantenham nas suas melhores condições de funcionamento.     

A manutenção e o ajuste dos componentes mecânicos, assim como a regulagem da bomba injetora e do motor são itens que influenciam no consumo das máquinas agrícolas e que devem estar no topo da lista de atenção do gestor preocupado com o controle do diesel. 

Para ter um parâmetro e verificar se o consumo específico de combustível de cada motor está acontecendo como deveria, é necessário fazer uma análise comparativa. Esta pode ser feita através de testes de dinamômetros.  

Em um primeiro momento, a manutenção preventiva e corretiva parecem ser um custo até mesmo desnecessário, principalmente quando o maquinário é novo. Mas ela é responsável em boa parte por evitar diversos problemas, evitando custos, e por manter a performance da produção. 

Quando as máquinas não estão com as manutenções em dia tendem a ter um desgaste excessivo dos componentes do motor, fazendo com que os veículos exigem mais combustível para entregar a mesma potência de funcionamento.

Por isso é tão importante que a operação e manutenção sejam trabalhadas sempre juntas para garantir a melhor produção.  

2. Realize a compra e estoque de diesel com controle preciso 

A gente sabe que o diesel é essencial para todo o funcionamento do seu negócio e que você vai precisar comprá-lo com alta e preço ou não.  

No entanto, garantir o controle de estoque de diesel pode te dar mais dias para negociar, achar melhores fornecedores com uma melhor margem de preço, garantindo uma boa compra.  

Falando assim, parece difícil de aplicar isso, mas lembre-se que se você conseguir negociar o custo por litro por R$ 0,01 mais barato, em poucos meses será possível economizar até mesmo milhões de reais com a operação de compra de diesel. 

3. Abastecer as máquinas pesadas no momento certo

Sabia que o horário que você realiza o abastecimento da máquina pode te ajudar a reduzir ou a consumir mais diesel? 

O momento do dia mais indicado para realizar o abastecimento é no final da jornada de trabalho, com o trator ainda quente. Isso porque o motor aquecido ajuda na expulsão dos vapores de água acumulados dentro do tanque, impedindo a contaminação do combustível.

Se deixar para abastecer as máquinas pesadas na manhã do dia seguinte, esse vapor que se acumulou dentro do tanque vai condensar nas paredes, formando água, e essa água acaba se misturando ao diesel, provocando possíveis contaminações, além de acelerar o desgaste nas peças do motor do maquinário.

Isso também acelera o desgaste da máquina, pois o combustível misturado com água se torna menos eficiente durante as operações, gerando um maior consumo do combustível e maior esforço de funcionamento da máquina. 

Ah, também é importante destacar que no momento de abastecer o trator, é indicado preencher totalmente o tanque dele. 

Isso tudo pode ser aplicado com pequenas mudanças no planejamento da operação da fazenda. Primeiro, explique o motivo a equipe e solicite a alteração, que o abastecimento das máquinas agrícolas seja realizado sempre no final das tarefas do dia.

4. Calibragem e pressão adequadas dos pneus

Outro fator que deve ter a sua atenção para evitar o consumo excessivo do diesel é a calibragem e pressão incorretas nos pneus dos tratores. 

A pressão muito baixa acelera o desgaste dos pneus, podendo danificá-los, além de exigir mais força do motor, fazendo com que a máquina agrícola consuma mais combustível.  

Por outro lado, rodar com a pressão acima do recomendado auxilia no aumento da patinagem, também elevando o gasto do diesel na lavoura.  

Desse modo, siga sempre o manual do fabricante, que indica qual é a pressão ideal dos pneus para cada tipo de veículo pesado e a sua operação. 

5. Lastreamento incorreto dos tratores agrícolas

Sem dúvidas o lastro de um trator faz uma baita diferença no resultado final das operações do dia no trabalho no campo.  

Esse procedimento é utilizado para aumentar a aderência do solo com as rodas motrizes das máquinas, proporcionando assim um aumento da capacidade de tração e estabilidade da máquina.  

No entanto, mesmo isso sendo importante no momento de operação, a distribuição de peso realizada de forma incorreta pode afetar os níveis de patinagem, gerando um desgaste excessivo dos pneus e dos componentes mecânicos e perda de força de tração. Tudo isso também pode aumentar significativamente o aumento do diesel.  

Para evitar esse tipo de ocorrência, é importante trabalhar a configuração mais adequada do lastro, indicada na recomendação do fabricante.

Assim você vai garantir um melhor aproveitamento da transmissão de potência do trator ao solo, permitindo maior estabilidade, reduzindo o galope e reduzindo o consumo de combustível da máquina.  

6. Invista em capacitação pessoal  

Não adianta ter as melhores máquinas e uma terra com excelentes condições para determinado plantio, se não tiver pessoal capacitado para operar as máquinas e que vai tirar o melhor resultado dessa plantação.  

Utilizar as máquinas de modo correto é essencial para garantir a eficiência da produção e da frota dos veículos pesados.  

Os profissionais capacitados vão conseguir explorar todas as funcionalidades dos veículos, sem comprometer a qualidade de funcionamento da máquina.

 

7. Faça o planejamento e controle de diesel de forma automatizada

No agronegócio é praticamente impossível reduzir o consumo de diesel sem saber exatamente o quanto e como se gasta esse produto. Sem dados claros, também não é possível identificar falhas e as oportunidades de melhorias. 

Ainda tem as variáveis que envolvem os preços do diesel. Trabalhar sem uma visão clara do preço que você está pagando por litro e dos impostos que o seu fornecedor aplica, ou deixa de aplicar no preço final do combustível que você compra, fica impossível criar alternativas para reduzir a influência destas variáveis nos custos operacionais do seu negócio. 

No entanto, a gente sabe que colocar tudo isso em prática e ainda conseguir conciliar todas funções que fazem parte da rotina do campo corrida e o seu tempo precioso, é muito difícil.   

Por isso, o avanço da tecnologia pode ser um grande aliado também no campo, especificamente no controle do diesel utilizado na lavoura. 

Atualmente, o gestor rural pode, por exemplo, organizar e acompanhar toda a operação envolvida de compra e estoque de combustível de sua propriedade de forma ágil e remota através do computador.

Sem dúvidas, acompanhar o consumo do combustível de forma automatizada é a forma mais precisa e transparente de saber a frequência e detalhes das compras do combustível na propriedade rural.

Você também vai gostar: 
Como fazer o controle de combustível na prática?

A Combudata na gestão de compra de diesel na operação do agronegócio

A Combudata é a nossa plataforma digital de inteligência de custeio de combustível para atender o planejamento e a gestão de compra de óleo diesel para a sua fazenda.

Contar com o nosso software é trabalhar e ter uma gestão de compra de combustível com mais transparência, agilidade e controle. 

Com as informações coletadas pela Combudata em mãos, o gestor agrícola poderá identificar possíveis falhas que comprometam o consumo de diesel, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e assertivas para reduzi-las. 

A importância da Combudata na sua fazenda

Escolher a Combudata para realizar o planejamento e controle de compra de diesel para a sua propriedade rural, é ter a visão mais clara da operação de custos por litro do litro, com frete, impostos, entre outras informações. 

Você vai trabalhar com análises precisas geradas pelo software, proporcionando ao seu negócio dados importantes e argumentos para realizar melhores negociações de contratos e compras com os seus fornecedores.

Como funciona a Combudata?

É muito fácil de usar a Combudata. Basta você fazer upload das suas notas fiscais de compras de diesel no software e o restante fica por conta da nossa inteligência de custeio:

  • A Combudata separa e organiza todas as informações que estão nas notas e transforma em dados estratégicos;
  • Mostra todo o histórico de compra e exibe uma visão ampla e detalhada das aquisições de combustível;
  • Mostra todos os elementos que compõem os custos;
  • Estratifica todas as margens envolvidas;
  • Apresenta todos os reajustes que tiveram no mercado e mostra como eles impactam ou não no seu preço do diesel;
  • Monitora as tendências de mercado e fornece uma previsão de alta ou queda no preço de combustíveis, apontando o melhor momento para compra.

Dá o play e veja como é simples trabalhar com a nossa plataforma na sua propriedade rural:

Viu? E tudo acontece na nuvem, você só precisa cadastrar os dados de login e os dados básicos da sua empresa e já começar a usar.

Veja tambémComo a Auto Ônibus Brasília economizou mais de R$200.000 com a Combudata
Como a MobiBrasil, empresa de Transporte de Passageiros, economizou mais de 1 milhão de reais utilizando a Combudata

Quer ter o controle total do consumo de diesel das máquinas da sua fazenda? Você pode começar a fazer isso com ajuda da Combudata a partir de hoje mesmo. Conheça todos os benefícios do nosso software, conheça nossos planos e saiba como a plataforma pode te ajudar a ganhar mais performance e reduzir custos de operação do seu negócio. 

Solicite uma demonstração gratuita! Nossa equipe vai explicar todas as vantagens competitivas para a gestão de compra de combustível e de estoque do seu posto.

Depois, siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas como essas e os boletins com as atualizações do mercado de combustível: InstagramLinkedIn ou Facebook

Nos encontramos na próxima publicação. Até lá!  

Fontes: JactoNotícias AgrícolaAgroSmartGeneracAegro.